Cruz Vermelha

logo-cruz-vermelha-site

A História da Cruz Vermelha

Esta Sociedade deveria ser imparcial, neutra, usar um símbolo protetor reconhecido e respeitado internacionalmente e atenuar o sofrimento dos soldados feridos através da prestação de serviço de pessoas voluntárias.

fundador-henry-dunant-cvbb

O Fundador

Jean Henry Dunant (8 de Maio de 1828, Genebra – 30 de Outubro de 1910), também conhecido como Henry Dunant ou Henri Dunant, foi um filantropo fundador da Cruz Vermelha, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1901.

Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

O Movimento é constituído por 3 Componentes que Colaboram entre Si:

  • O Comitê Internacional – CICV

  • A Federação Internacional – FICV

  • E as Sociedades Nacionais – CV

Princípios Fundamentais

Independentemente do símbolo adotado, todas as Sociedades Nacionais seguem os mesmos Princípios Fundamentais que foram proclamados oficialmente em 1965.

Imparcialidade

Não faz nenhuma distinção de nacionalidade, de raça, de religião, de condição social e de filiação política. Empenha-se unicamente em socorrer os indivíduos na medida do seu sofrimento e em dar prioridade aos casos mais urgentes.

Humanidade

Nascido da preocupação de socorrer, sem discriminação, os feridos dos campos de batalha, o Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, sob o seu aspecto internacional e nacional, empenha-se em prevenir e aliviar em todas as circunstâncias, os sofrimentos dos homens. Procura proteger a vida e a saúde, assim como fazer respeitar a pessoa humana. Favorece a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e uma paz duradoura entre todos os povos.

Independência

O Movimento é independente. Auxiliares dos poderes públicos, dentro das suas atividades humanitárias e submetidas às leis que regem os seus respectivos países, as Sociedades Nacionais devem no entanto conservar uma autonomia que lhes permita agir sempre conforme os princípios do movimento.

Neutralidade

A fim de manter a confiança de todos, abstém-se de participar nas hostilidades, e nunca intervém nas controvérsias de ordem política, racial, religiosa e ideológica.

Voluntariado

A Cruz Vermelha é uma instituição voluntária de socorros sem nenhuma finalidade lucrativa.

Unidade

Só pode haver uma única Sociedade de Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho no mesmo país. Ela deve ser aberta a todos e estender a sua ação humanitária ao território inteiro.

Universalidade

O movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades têm direitos iguais e o dever de se ajudarem mutuamente.

logo-cruz-vermelha

Cruz Vermelha Brasileira – Brasília

Fundada em 28 de abril de 1982, é constituída com base nas Convenções de Genebra e nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha.
É uma sociedade civil com fins humanitários e sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, social, cultural, de duração indeterminada.

Endereço Sede: 

Brasília, Distrito Federal,
SCLRN 715, Bloco C,  Loja 25 – Asa Norte.