Departamentos

treinamento-cruz-vermelha

  • Departamento de Voluntariado;

  • Departamento de Educação e Saúde;

  • Departamento de Socorro e Desastres;

  • Departamento de Relações Internacionais

  • Departamento de Direitos Humanos e Defesa do Meio Ambiente;

  • Departamento de Eventos e Ajuda Humanitária;

  • Departamento de Prevenção e Combate a Violência;

  • Assessoria de Informática e de Comunicação;

  • Departamento de Juventude.

Ajuda Humanitária

ajuda-cvbb

Objetivos do Departamento

  1. Trabalhar na promoção do bem-estar de populações carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social e no alívio de mazelas decorrentes de sua condição, dentro dos limites operacionais e legais, e de acordo com os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
  2. Permanecer em prontidão para atuar junto aos demais departamentos da Cruz Vermelha Brasileira – Brasília na resposta a crises humanitárias provocadas por eventuais conflitos armados, desastres naturais, calamidades públicas e outros sinistros de grandes proporções;
  3. Colaborar com os demais departamentos da Cruz Vermelha Brasileira – Brasília em suas atividades sempre que possível e necessário.

Atividades previstas

  1. Arrecadação permanente de donativos;
  2. Cadastro de entidades sem fins lucrativos interessadas em receber donativos, com realização de visitas prévias de uma equipe de voluntários(as) do departamento quando necessário, para verificar se a entidade atende aos requisitos para integrar o cadastro;
  3. Triagem, manejo e distribuição dos donativos arrecadados (mantimentos, vestimentas, brinquedos, materiais de limpeza e higiene pessoal, livros, material didático, mobília) a entidades constantes do cadastro ou diretamente à comunidade, segundo critérios de urgência, relevância e alternância;
  4. Direcionar ao Departamento de Socorro e Desastres medicamentos, materiais médico-hospitalares e outros materiais ou equipamentos de primeiros-socorros.
  5. Instrução de voluntários(as) interessados(as) em compor o quadro do departamento.

Voluntariado

O Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho está presente em praticamente quase todos os países do globo. O que constitui as bases mais importantes para a instituição são os seus sete princípios fundamentais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.

A Cruz Vermelha Brasileira – Brasília está de portas abertas para todos aqueles que desejam fazer o bem a todos aqueles que necessitam de algum tipo de assistência. Também oferece aos seus voluntários e a comunidade treinamentos em tempo de paz para que estejamos sempre prontos para atuar assim que solicitado.

O respeito à dignidade humana é o sentimento que é cativado durante os cursos e as missões. A Cruz Vermelha Brasileira – Brasília está aberta para ajudar a todos aqueles que solicitarem o seu apoio com uma equipe de voluntários consciente e capacitada para diversas áreas de atuação. Isso porque em tempo de paz são oferecidos para a comunidade e principalmente aos nossos voluntários diversos cursos em diversas áreas.

“Voluntário: Um pequeno gesto para o Homem, uma grande contribuição para a humanidade!”

equipe-cruz-vermelha

O Voluntariado

1. Todos podem ser voluntários

Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas possuem capacidades, habilidades e dons.
2. Voluntariado é uma relação humana e solidária

Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.
3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação e escolha.
As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.
5. Voluntariado é compromisso
Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido deve ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas
poucas horas por semana.
6. Voluntariado: ação duradoura e com qualidade

Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
7. Voluntariado é ferramenta de inclusão social
Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem
e devem ser mobilizadas.
8. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica.

Hoje a Cruz Vermelha Brasileira – Brasília atua em diversas áreas com seus departamentos de Ajuda Humanitária;

  • Assessoria de Comunicação Social;
  • Assessoria de Informática;
  • Direitos Humanos;
  • Educação e Saúde;
  • Gerenciamento de Crises em Emergências;
  • Juventude;
  • Meio Ambiente;
  • Projetos e Capitação de Recursos Financeiros;
  • Socorro e Desastres
  • Voluntariado.

Para se tornar nosso voluntário, o cidadão devera fazer o curso de Formação Básica Institucional – FBI que é realizado em duas etapas:

A primeira com 4 horas em sala de aula, onde o futuro voluntário aprende sobre a instituição Cruz Vermelha com suas normas e diretrizes e seis horas de atividade voluntariado humanitário. Após essa etapa cumprida o voluntário deverá assinar o Termo de Adesão em cumprimento à lei do voluntariado nº 9.608 de 18/02/1998.

Após essa etapa o voluntário recebe o certificado e se torna apto a trabalhar em prol da dignidade humana junto com a Cruz Vermelha.

Para solicitar apoio da Cruz Vermelha em ações, projetos e eventos deve-se entrar em contato pelo e-mail secretaria@cvbb.org.br com detalhes sobre o que irá acontecer e a forma como a Cruz Vermelha pode ajudar.